domingo, 11 de junho de 2017

Meu primeiro trabalho intitulado YHWH - Um excelente nome. história narrativa do nome divino [YHWH apenas a fome? Um registro histórico do nome divino], foi catalogado por Henri Cazelles, presidente do Institut Catholique de Paris, como uma tese (T594GER) para BOSEB. O tradutor da Bíblia francês André Chouraqui tenha mencionado em seu livro intitulado Moses (p. 161). Mais tarde eu publiquei o meu livro intitulado A História do nome divino. Um excelente nome. Agora eu concluindo a versão em Inglês, para publicá-lo mais "em breve. Minha análise mostrou que Jeová (ou seja YeHoWaH em hebraico) é a pronúncia correta. Concordo que este resultado pode parecer estranho para o leitor, mas eu tenho certeza que eles vão entender as enormes consequências de uma tal declaração. Para dar uma ideia da importância desta questão apresentar alguns argumentos.

Um excelente nome
Meu primeiro trabalho intitulado YHWH - Um excelente nome. história narrativa do nome divino [YHWH apenas a fome? Um registro histórico do nome divino], foi catalogado por Henri Cazelles, presidente do Institut Catholique de Paris, como uma tese (T594GER) para BOSEB. O tradutor da Bíblia francês André Chouraqui tenha mencionado em seu livro intitulado Moses (p. 161). Mais tarde eu publiquei o meu livro intitulado A História do nome divino. Um excelente nome. Agora eu concluindo a versão em Inglês, para publicá-lo mais "em breve.
Minha análise mostrou que Jeová (ou seja YeHoWaH em hebraico) é a pronúncia correta. Concordo que este resultado pode parecer estranho para o leitor, mas eu tenho certeza que eles vão entender as enormes consequências de uma tal declaração. Para dar uma ideia da importância desta questão apresentar alguns argumentos.

Jeová ou Yahweh (Jeová)?
  1- Período de descoberta (1200-1500) . estudiosos judeus antigos, como Joaquim de Fiore (1195) e o papa Inocêncio III (1200), tentou vocalizar o nome de Deus usado o nome IEUE. Por que essa vocalização? A origem pode ser encontrada no livro dos famosos Maimonides, escreveu em 1190, intitulado Guia dos Perplexos em que eu explicar 'que o Tetragrammaton era o verdadeiro nome de Deus e dizer' essa era a única forma autêntica de adoração que tinha sido perdido, não a pronúncia autêntica do Tetragrammaton, porque este ainda era possível de acordo com as suas cartas (para uma melhor compreensão desta expressão ver apêndice). É por isso que o Papa Inocêncio III conhecido "que as letras hebraicas do Tetragrammaton Iohdh, Ele, Wav (ou seja, Y, H, W) foram utilizados como vogais, e que o nome IESUS tinha exatamente as mesmas vogais I, E e U do nome divino IEUE. Usou ': (a correspondência / Grego Hebrew entre Y = I, H = E e W = L No primeiro século, Giuseppe Flavio explicar' que o Tetragramaton foi escrito com quatro vogais .) Além disso, o tradutor francês Jacques Lefèvre d ' Étaples, tem o nome IHEUHE, porque preferia 'usar as / correspondências latino-hebraico: Y = I, H = HE = L e W em suas notas para os Salmos escritos em 1509. no entanto, o cardeal Nicolau de Cusa explicar' em uma de suas sermões escrito em 1445, que o nome de Deus está escrita em hebraico Iohdh, Ele, Waw, Ele ' ; e que essas quatro letras são usadas como vogais, correspondentes I, E, O, A, em grego, porque neste idioma não há letra específica ao som OU (a letra L em grego é pronunciada como o Ü francês). Cosi 'em grego, transcrição IEOUA seria mais' exacta e melhor reflectir o som OU do nome Hebrew IEOUA, que se torna em latim Iehova ou Ihehova, porque a letra H e é surdo discurso L serve como uma consoante (V). O melhor jogo seria Y = I, H = A (em termos de discurso) e W = O, como explica o autor judeu Hallevi Judá, em seu livro O Kuzari escreveu em 1140. É por isso que o estudioso contemporâneo Antoine Fabre d'Olivet ele disse em seu livro intitulado La Langue hébraïque restituée (a língua hebraica voltou), publicado em 1823, que a melhor pronúncia do nome divino, de acordo com suas cartas era Ihôah / Iôhah / Jhôah. Além disso, quando começo 'para traduzir a Bíblia (Génesis, capítulos I a X), que usou' sistematicamente denominados IHÔAH na sua tradução (isto é, YHWH = IH-O-AH). Muitos estudiosos preferido Y = I partidas , H = a (fim da palavra), e porque o som OU é-UO-D-AH IH mais 'antigo som Ô, por exemplo, o nome YHWDH é lido, não-D-AH o-IH W = UO, . Obtiveram IH-UO-AH ou IOUA porque a letra H é surdos. Estranhamente, muitos estudiosos acreditam que este nome JOVA tinha sido preservado no antigo nome de Jove (Joue-pater ou seja Júpiter).
2- Melhoria (1500-1600) . Para encomendar as variantes de pronúncia do dedicar Tetragrammaton, Pietro Galatino 'uma boa parte de sua obra intitulada De Arcanis catholice Veritatis (Del Secreto da Verdade Universal), publicado em 1518, a fim de explicar as razões para esta decisão. Primeira coisa, eu cito 'do livro de Maimonides' Guia dos Perplexos , em grande medida, especialmente os capítulos 60-64 da primeira parte, a fim de lembrar que o Tetragrammaton é o nome próprio de Deus e que podem' ser pronunciado de acordo com suas cartas. No entanto, ele provou 'que a pronúncia Ioua, usada em sua época, era muito áspero e eu vou explicar' as razões. Eu explico 'tal que o nome Judá, escrito hdwy (YWDH), era uma abreviação do nome escrito Iehuda hdwhy (YHWDH). Todos os seus nomes em hebraico começando com YHW- [ porque ] são quase sempre vocalizado Ieh-. Portanto, se o Tetragrammaton foi realmente pronunciado Ioua seria escrito hW: y (YWH) em hebraico, o que nunca foi feito. Cosi 'desde o Tetragramaton é escrito hwhy (YHWH), a letra H no nome deve ser audível. Ele concluiu que, tendo em pronunciar o nome de acordo com suas cartas, o melhor transcrição deve ser I-eh-ou-um (Iehoua), em vez de forma I ou--a usado, por exemplo, por Agostino Giustiniani, em sua tradução multilingues Salmos publicados em 1516 (se Galatino tinha transcrito diretamente a forma Masoretic, ele iria receber Yehouah e não Iehoua). O tradutor francês Pierre Robert reconhecido em seu Apologie du translateur (Apologia do tradutor), escrito em 1535, que o Nome de Deus era Iehouah Ioua em vez de em hebraico, porque a última forma não expressa a aspiração da letra H.
Seguindo o conhecido especialista em gramática W. Gesenius reconhecida, de acordo com teoforici nomes (ver apêndice), que o nome de Deus poderia facilmente ser vocalizadas em Iehouah. No entanto, a forma Iehouah óbvia foi atacado muito em breve por causa dos cabalistas e depois os teólogos que assumiram que o nome divino era uma forma verbal . Esta afirmação é um absurdo, porque se o nome divino era uma forma verbal Moisés, que falava hebraico, ele teria compreendido o significado sem qualquer problema, o que não aconteceu (Ex 3:13). Na verdade, Moisés sabia o nome de Deus, mas ele recebeu uma compreensão religiosa do significado "Ele [ou venha a ser]" ( Yihyeh ) não é uma explicação gramatical. Para mais 'forma normal de pedir um nome é o uso do pronome hebraico Mi ( YMI como em Juízes 13:17); o uso de mah ( hm; ) em vez requer uma resposta adicional, e questionar o significado ( " o quê? ) ou a composição do nome. Portanto, a resposta "eu vou ser '[mostrar-lhe' por ser] o que 'eu vou' [mostrar-lhe 'a ser]" é mais "uma explicação religiosa que uma nota gramatical!
Como Michele Serveto conhecido 'em seu tratado contra a trindade erroribus De Trinitatis (erros Trinity), escrito em 1531, o nome Iehouah está muito perto de nome teóforo de Jesus sendo Josué em hebraico. Este link parece '-lo mais' forma gramatical persuasiva proposta por alguns cabalistas de seu tempo - um futuro piel (vocalizado YeHaWèH significado "Ele vai ser", "Ele será" ou "Ele vai ser"). Por exemplo, a forma hebraica yehabe tinha sido usado por Abner de Burgos, um judeu espanhol convertido, em sua obra intitulada Mostrador de Justicia (1330). Servet defendeu o nome Iehouah contra a forma gramatical suposto (a futura piel !) Yehauue spiegand que "Ele vai gerar" no livro intitulado A epístola dos segredos do Christian cabalista Paulus de Heredia, publicado por volta de 1488.
Conflito 3- (1600-1900) . O debate sobre se deve usar ou Iehoua Ioua era restrita a grupos de estudiosos hebreus. No entanto, quando a forma vitoriosa começou 'para atingir o público em geral, o segmento de câmbio' sexo, tornando-se muito mais " teológica e polêmico . O primeiro a abrir as hostilidades hostilità era o arcebispo Gilbert Genebrard, em seu livro escrito em 1568 em defesa da Trindade, no qual dedico 'muitas páginas para provar os erros Chateillon S., P. Galatino, S. Pagnin, etc. Primeiro, ataque 'Ioua a forma usada por Chateillon lembrar que S. Agostino explicou que de acordo com o escritor Varro judeus adoravam Ioue (Júpiter, Júpiter!), E por isso o uso de Ioua foi um regresso ao paganismo. No prefácio ao seu comentário sobre os Salmos apontou para 'bem que este nome era Ioua bárbaro, fictícios e um ateu! No que diz respeito ao testemunho de Clemente de Alexandria (Iaou), Gerolamo (Iaho), Teodoreto (Iabe), razão 'que era fome resistiu Ioue e, aparentemente, estes testemunhos lhe apareceu como pouca confiança, porque muito tarde ter judeus deixaram de pronunciar o nome por séculos agora. Finalmente censura 'P. Galatino (e S. Pagnin), que havia usado a forma Iehoua, para não ter considerado o sentido teológico: 'Ele é' a fim de encontrar Lavera vocalização . Na verdade desde o tempo dos Setenta, era conhecido tradução que o nome divino significa "Ele é." I Génebrard tentar 'para confirmar esta definição de acordo com seu conhecimento de hebraico. Cosi 'uma vez que Deus é indicado em Êxodo 3:14 com a expressão 'eu sou', (em hebraico Ehie ), você deve dizer, falando de Deus, 'Ele', que significa em hebraico Iihie (uma forma de qoriginal futuro). Por causa das leis de linguagem, era provável que esta forma Iihie veio de uma 'forma arcaica mais Iehue sugerida em 1550 por Luigi Lippomano e Génebrard conhecido' que o abate Gioacchino da Fiore tinha usado esta forma mais 'exato (Ieue) em seu livro Apocalipse.
A demonstração de Génebrard, embora de forma pouco convincente, fez uma grande impressão em seu nível de cultura. Também durante o século seguinte, comentaristas bíblicos frequentemente citado esta forma Iehue (ou Iiheue) ao lado de Iehoua. Em qualquer caso, se você desconsiderar os aspectos marcantes da demonstração, este manteve-se altamente especulativa, devido à ausência de testemunhas (traseira, a fim de mitigar esta lacuna, teólogos protestantes reabilitado a evidência histórica do primeiro século). A principal inovação do Génebrard era introduzir o significado teológico do nome na busca de sua vocalização (que na verdade era um conceito cabalístico) , um processo que deu origem ao (como ele aumentou o conhecimento da língua hebraica e história) para uma profusão de novas formas de vocalização.
4- Período de confusão (1900-2000) . Para resumir o problema, a pronúncia do nome divino, isto é, Jeová, é realmente fácil de encontrar utilizando os nomes teoforici porque , sem exceção , todos os nomes teoforici começando YHW- são vocalizadas YeHÔ- (I- na Septuaginta). Assim, o nome teofórico por excelência, nomeadamente YHW-H, devem ser forçosamente ler Yeho-AH. Mesmo o significado do nome divino é facilmente determinada, ou seja, "Ele [irá revelar-se]" de acordo com Êxodo 3:14, o que dá a correta compreensão. Suponha que um entendimento diferente, derivado da Cabala ( "Ele será"), a partir da gramática hebraica ( "Ele Causa que Venha a") ou pela filosofia grega ( "Ele está lá") realmente só introduz confusão.
A maneira mais 'fácil de evitar esta conclusão é notar que não há etimologias religiosas equivalentes na Bíblia e hipotéticos etimologias gramaticais.
ETIMOLOGIA GRAMÁTICA
NOME
ETIMOLOGIA BÍBLICA
"Descanso"
Nua h
Noa h
Na h am
"Reconfortante" (1Cr 4:19)
"Ele vai louvar"
Yudeh (?)
Yehudah
Yodeh
"Ele vai louvar"
Ele [irá revelar-se]
Yihweh (?)
YeHoWaH
Yihyeh
"Ele [irá revelar-se]"
-
(?)
Abraham
Abhamon
"Pai de uma multidão"
Por exemplo, o nome famoso Yehudah significa "Ele te louvarei" de acordo com Gênesis 29:35, mas não de acordo com a gramática hebraica ( Yodeh ). Cosi ', apesar da explicação bíblica, Yehudah é um substantivo e não uma forma verbal. Desde que eu não entender essas diferenças, muitos estudiosos e tradutores têm tentado harmonizar com essas etimologias gramaticais bíblicos. Por exemplo, um dos tradutores da Septuaginta posso melhorar " a etimologia bíblica 'Ele confortará' (Gn 5:29), transformando-o em uma etimologia gramatical melhor 'ele vai descansar'. Da mesma forma, o judeu escritor Philo posso melhorar " a etimologia bíblico de 'Pai de uma multidão' (Gn 17: 5) com etimologia gramatical melhor '[escolheu] Noise pai', ou seja Abra'am em hebraico que ele harmoniza melhor com o nome de Abraham com Abhamon. No passado, muitos estudiosos tentaram melhorar a etimologia bíblica "Ele [irá revelar-se]" com um melhor etimologia gramatical "Ele está se tornando", porque a última forma ( hipoteticamente vocalizado Yahayeh que pode " hipoteticamente ser derivado de uma Yahaweh idade) poderia explicar o início frequente em Yah- testemunho Iaô grego no primeiro século.

"Ele Causa que Venha a" (Yahweh) ou "Ele irá revelar-se" (Jeová)?
1) Na nota em Êxodo 03:14 A Bíblia de Jerusalém reconhece que " quando o formulário causal" Ele não ser "é uma explicação de idade, mas é mais provável é uma forma qal, ou seja," Ele é. " "De acordo com a autoridade competente do estudioso judeu André Caquot, o nome Yahwe ou Iaoue é uma explicação teológica ao invés de filológica do nome de Deus .
2) Em Êxodo 3:14 a Bíblia hebraica usa uma forma qal "Eu serei '[mostrar-lhe' a ser] que eu vou ser '[mostrar-lhe' a ser]" e não uma forma hiphil "Eu tornar-se o que fazer tornando-se. "
3) Aqui está a resposta Professor Freedman à minha carta anterior, em que eu pedi uma explicação sobre esta incrível explicação. Ele escreve: " Tive o prazer de ouvi-lo e receber o tratamento detalhado deste assunto valioso e interessante, sobre o qual eu escrevi ao longo do tempo. Eu nunca estava completamente satisfeito com a minha análise e interpretação do nome divino na Bíblia hebraica, nem a dos outros, incluindo o meu professor, WF Albright e seu professor (que Albright derivou sua localização), Paul Haupt. Ao mesmo tempo, eu não vi qualquer outra coisa que eu poderia convencer o valor mais alto de uma outra interpretação, mas vou estar 'satisfeito ao saber de seu estudo e descobrir que você finalmente resolvido quebra-cabeça questoantico. "Apesar da reputação do Professor Freedman como um editor famoso, eu diria que esses argumentos não têm nenhum efeito. Por exemplo, ele disse: "No entanto, o nome poderia ser um uso único ou singular da raiz causal." Você não pode 'levar a sério este raciocínio, porque falta para fora em conta o facto de que a forma causador do verbo 'tornar-se, para ser' não existe nem nunca existiu em hebraico. Assim, o dogma da forma causal "Ele Causa que Venha a" não está na Bíblia.
Para mais 'Professor Freedman escolheu esta análise não por razões gramaticais, mas teológica (Por favor, leia o comentário dele em' Anchor Bible Dictionary .) Então o nome Yahweh "Ele Causa que Venha a" é uma escolha teológica contra o Senhor, que quer dizer " ele [irá revelar-se]. " Por exemplo, para demonstrar a forma causador Professor Albright (que era um professor de Professor Freedman!), Suponha que você poderia encontrar o nome real através dos nomes das falsas religiões (como a babilônica e egípcia), ele escreve em seu livro De Idade da pedra ao cristianismo (a partir da Idade da pedra ao cristianismo). Suponha também que a fórmula foi alterada Êxodo 3:14 não contradizer seu primeiro hipótese. Ao dizer, Professor Albright modificar 'a fórmula bíblica.
A teoria do Professor Freedman é suportado apenas por um pequeno grupo de estudiosos (o professor Freedman e alguns outros), mas ele não se baseia em análises confiáveis. Mesmo em 1906, o dicionário Brown, Motorista e Briggs disse: "Muitos estudiosos contemporâneos explicar hw, h] y ' como HIPH. de hwh (...) Mas a maioria interpretá-lo como um Qal de hwh . "Até o momento, os estudiosos competentes (por exemplo, L. Pirot, A. Clamer Bíblia Ed. Letouzey et Ané, 1956, p. 83) não sabe a forma causal ele pode 'ser tomadas thoughtlessness por duas razões principais. Principalmente a forma causador de "ser" verbo não é conhecido em Hebrew, também para expressar um sentido causador, utilizou-se a forma Pele. Em segundo lugar esta noção filosófica não era hebraico (e filosofia grega) e quanto mais 'sentido natural é: "Eu vou ser' com você", de acordo com Êxodo 03:12.
Parece que a posição tomada por alguns comitês de tradução têm o apoio de estudiosos e está em pleno acordo com o conceito judaico do Todo-Poderoso, que é a primeira causa do universo, no entanto, parece ser uma confusão entre filosofia e gramática. Além disso, este "conceito judaico" é acima de tudo um "conceito filosófico grego." Os tradutores da Settantafecero tal erro, mudando o significado do Êxodo 3:14 "Eu vou ser '[mostrar-lhe' por ser] o que será '[mostrar-lhe' a ser]" para "Eu sou Aquele que é."
EJ Revell Professor Emérito da Universidade de Toronto, em resposta à minha carta, ele escreveu: " Eu li com grande interesse a cópia do seu trabalho para me informado. Antes de ler seu estudo que não tinham opinião particular sobre a pronúncia do nome de Deus. Como um estudante nos anos 50, foi-me dito que os cientistas tinham determinado que "Yahweh" foi a pronúncia exata. Eu não achei que o argumento foi bem demonstrada, mas este ponto de vista foi dito quase como um artigo de fé por meus instrutores , e não tive qualquer problema de maior importância na oposição, tão 'Eu ignorei o problema. Eu ocasionalmente pensava, mas eu não obter qualquer mais informações do que as que você mencionou em seu estudo. Você tem certeza foi ficando cada vez mais informações sobre o problema do que qualquer outro estudante que eu sei, e você merece elogios para a produção de uma obra de valor. Muito obrigado por enviá-la enviado. »

Aqui é um apêndice com algumas explicações adicionais, a fim de evitar a confusão entre o nome e seu significado, e entre os dois nomes: Jah e Jeová.
1) A confusão entre o nome curto YH e o grande nome YHWH.
O Ya leitura é favorecida por uma confusão entre os dois nomes de Deus: o nome YeHoWaH completo (Sl 83:18) eo nome abreviado Yah (Sl 68: 4). Os judeus riservarono tratamento diferente para estes dois nomes, porque eles sempre concordou em pronunciar o nome abreviado, mas ao contrário do que completo, que foi substituído em torno do terceiro século antes de Cristo a partir de seu substituto Adonai (Senhor). So 'o nome abreviado Yah é encontrado em escritos gregos cristãos na expressão Aleluia (Apocalipse 19: 1-6), que significa 'Louvai ao Senhor.' Também nos escritos de Qumran', o Tetragrammaton foi por vezes escrito em hebraico arcaico no texto hebraico, o que não é verdade para o nome Yah. Deve também notar-se que o nome Yah foi especificamente utilizado em canções (Ex 15: 2) e nos salmos.
- O nome abreviado YH é vocalizado Yah (Hallelu- Yah em hebraico e Allelou- ia em grego).
- O YHW apelido sozinho (não na Bíblia, mas encontrada nos escritos de Elephantina por exemplo) é vocalizado hebraico Yahu e lao ( IAW ) em grego (encontrado em uma cópia dos anos setenta do século I aC). Este Yahu mesmo significado em hebraico "Yah Ele" (Yah Hu '). O nome yahu é diferente do nome Jeú ( Ye Hu em Hebrew e Ie UO na Setenta) o que significa Yehow [ah-h] U 'ou seja "Yehow [AH] Ele" e não Yah-hu' significa o "Sim Ele" (caso em que os setenta manteria forma Iaou vez de Ieou).
Além da parte inicial Yehô- que foi encurtado para YO, a parte final -yah também tiveram um diminuto -yahu , e o último termo significa o "Sim mesma." Esta entrada apareceu por duas razões. Primeiro, a palavra hebraica hu 'que significa 'eu'(o que implica Deus) começar' a adquirir grande importância no culto. Por exemplo, para distinguir-se dos outros e para marcar suas vidas, Deus é muitas vezes expresso utilizando a expressão hebraica 'ani hu' , que significa "eu" ou mais 'exatamente ' eu, o próprio' ou "It' me. " (Dt 32:39; Is 52: 6; etc.) Embora os seres humanos também pode usar a mesma expressão falar de si (1Cr 21:17), geralmente quando alguém estava usando "ele" ou "Ele mesmo" era para indicar Deus. (2 Reis 2:14)
Os judeus não têm sido lentos para integrar este nome divino em seus nomes, como no caso dos seguintes Abihu '(nome do meu pai [é] He), Elihu' (meu Deus [é] He), ou Yehu '(Ye [Huah é ] Ele). Piu 'Mais tarde, ficar em silêncio a letra final destes nomes, isso não era mais' escrito. Por exemplo, o nome Elihu 'é muitas vezes escrito Elihu. Os nomes Abiyah também foram utilizados (meu pai [é] Yah), e Eliyah (meu Deus [é] Yah), e havia uma mistura de Yah e Hu 'para obter nomes como Abiyahu' (meu pai [é ] Yah ele mesmo), ou Eliyahu '(meu Deus [é] o mesmo Yah).
Esta associação provocou 'o uso de um novo nome divino, que não é encontrada na Bíblia, exceto que o prazo de alguns nomes teoforici: o nome Yah hu', abreviado para Yahu. A semelhança desta expressão com o Tetragrammaton favorece, sem dúvida, o surgimento dessa expressão. Para mais 'você pode' encontrar este nome por si só (YHW), escrito pelo Tetragrammaton (YHWH), nos escritos de Kuntillet Ajrud, datada de 9 seg. AC. Alguns especialistas argumentam que o U final pode ser um remanescente de um nome arcaico. No entanto, isso seria uma única ocasião. Além disso, esta explicação é realmente convincente, uma vez que não se aplica ao nome de Eliú.
- O nome completo YHWH é vocalizado YeHoWaH em hebraico e IOA começo de muitos nomes gregos. Da mesma forma, como havia muitos nomes teoforici processados pelo nome completo, ou seja, nomes que começam em Yehô- e na sua forma abreviada Y (eh) o-, havia também teoforici nomes processados por Yah. No entanto, precisamos de uma grande precisão na Bíblia, grego ou hebraico. Os judeus estavam preocupados para começar em seus nomes em Yehô- ou yo-, ou terminar seus nomes em -yah, mas nunca o contrário, sem exceção . Cosi 'não é encontrada na Bíblia, entre as centenas de nomes teoforici existentes, um nome que começa com Yah-. Assim, aqueles que vocalizam YHWH no Senhor são obrigados a admitir que o Tetragrammaton, teofórico nome por excelência, não pertence à classe de teoforici nomes, que seria realmente o melhor ridículo. Esta falta de razoabilidade é claro quando você abrir um dicionário, e o nome do Senhor é isolado de todos os outros nomes teoforici: Josué (Josué), Jonathan (Jonathan), Jesus (Jesus), John (Giovanni), etc. Por exemplo, o nome YHW H NN (John John) é vocalizada Yeho h a-nan-nan em Hebrew e IOA em grego. Por exemplo Severo de Antioquia (465-538) escreveu em seus comentários para João capítulo 8, que o nome hebraico de Deus é IOA ( IWA ). Também este nome IOA ( IWA ) está localizado no sexto século em Coilinianus Codex.
E 'também pode verificar que, sem exceção , os nomes teoforici começar em YHW- e são vocalizadas YeHÔ- (IO na década de setenta), e os terminados em -YHW são vocalizadas -YaHÛ (IA ou IOU nos anos setenta). Além disso, a voz de muitas vezes se segue a YeHÔ- sequência, isto é, a sequência "normal" é Yeho - () a. Esta sequência é então 'universal em teoforici nomes que alguns nomes têm sido "teoforicizzati" para similaridade nos seguintes casos de Setenta: IOA-TAM (Jg 9: 7, 57; 2Rs 15: 5, 32), IOA-Keim (1Cr 4 : 22), IOA-s (1Cr 23: 10,11), IOA-Sar (1Cr 02:18), Iôa- k a (Jr 37: 3), etc. Para resumir, o nome Yehu 'vem de uma contração de YeHoWaH Hu' para YeHoW- [AH] u'. Por outro lado yahu resultante da contração dos dois nomes Yah-hu'.

2) No link "óbvia" em nome YH abreviado e nome completo YHWH.
A vocalização do nome abreviado Yah YH não prova nada sobre a vocalização do nome completo. Por exemplo, Betty e Liz são versões de Elisabeth abreviado, mas a ligação entre as versões abreviadas e o nome completo não é de todo óbvio. Em qualquer caso, há apenas quatro combinações para todos os teoforici nomes.
Natan
ele deu
2Sa 7: 2
Yah Natan-
Ele deu - Yah
1Cr 25: 2
Natan- Yahu
Ele deu - Yah mesma
Jer 36:14
Natan Yehô-
Yeho [wah] - ele deu
1 Samuel 14: 6
Nathan yo-
Y (sim) ô [Wah] - deram
1 Samuel 14: 1

3) A perda da primeira vogal não se aplica ao nome completo YHWH.
Se teoforici nomes ainda foram pronunciadas Yaho- (em hebraico) no início do 3 ° século antes de nossa era, os tradutores da Septuaginta teria que preservar esses nomes, como Iaô- porque geralmente manteve a primeira vogal de nomes próprios ( zacharias, Natania, Cahath, em vez de Zeccaria, Netania, Cehath, etc). Agora entre os milhares de teoforici nomes gregos na Bíblia, ele não encontrou até mesmo um que permanece com Iaô- (ou mesmo com Ia-). Este deve ter succere frequentemente, se estes nomes foram iniciadas com Yahow- (ou Yaw-). Por exemplo, todos os "teoforici" nomes do deus Nabu (início em Nebu- em hebraico) são escritos na década de setenta Nabou-. iniciais IO de teoforici nomes Cosi' fornecem evidências de vocalização Y (eh) o- e não da Y (h) o-.
Desta forma, suponha que todos os nomes teoforici em hebraico vocalizado hoje Yehô- foram derivadas de uma forma "arcaica" de Yahû- é insustentável do ponto de vista das leis da língua. Por outro lado, a fusão do grupo ua num simples u é muitas vezes observado especialmente no meio de uma palavra.
nome
significado
Formulário judaica
citação
Ge'û'el
Majestade de Deus
Ga '(a) w (h) -' el
Nb 13:15
Mitswot
mandamentos
Mitsw (ah) -OT
Nb 15:22
Yisra'el
Afirmam, Deus
Yisra (h) 'e
Gen 32:28
'Elohim
Deuses / Deus
'Elo (a) H-im
2K 01:12

So 'o nome Ga'aw (ah)' e tornou-se Ga'ow'el ie Ga'û'el então Ge'û'el. Piu 'em geral ocorreu contrações teoforici nomes. Por exemplo YeHoWaH-Nathan tornou Yehow (ah) Nathan ou seja Yehônathan, e em alguns casos, houve uma contracção dupla como em YeHoWaH-'el que se tornou Y (h) w (h) 'e que Yô'el, e semelhante Ga? (a) w (ah) 'el tornou Ga'û'el (então Ge'û'el), ou Mitsw (ah) ot se tornou Mitswot. Até mesmo o nome Zeru ( 'a) babel que significa "semente Babel' passo 'em hebraico em Zorobabel.
Hoje, o nome teóforo possivelmente mais 'antiga e Yo h anan (yw h nn), escrito em paleoebraico e datada de 11 ° século aC. Em qualquer caso, a influência do nome de Yahu tão poderoso que o nome Yo h anan é gasto cama Yaw h anan. Há também um hábito de vocalizar Ya todos os nomes anteriores, por causa da crença de que todos os nomes semitas seguissere uma evolução geral em Ya> Yi> Ye, de acordo com a lei da língua ocorreu relativamente bem (a lei da Barth- Ginsberg). Deve-se notar, no entanto, que esta lei é muitas vezes aplicada recto-verso, ou seja, Ye Por exemplo, o nome deve ser hifenizou Yisra'el IA-a -ra-il hoje; mas em Ebla, em documentos que datam do terceiro milênio aC, foi encontrado o nome que eu -Ra-on, que é o equivalente exato de Yisrael. De fato, alguns estudos mostraram que algumas formas e nomes verbais poderia ser vocalizado Yi Ya, em vez de em Ebla. Além dos textos de Mari, que data do mesmo período, os especialistas chegaram às mesmas conclusões sobre a vocalização Yi Ya, em vez de, em muitos casos. Por exemplo, o nome de I-krub (Ele Benedi ') é muitas vezes escrito Ia-krub. Cosi 'observando os textos do mais' antigo conhecido para nós, esta lei (Ya> Yi> Ye) tem muitas exceções.
Muitos linguistas têm postulado que, embora este nome foi pronunciado YeHoWaH no primeiro século, teria sido o resultado de um "arcaico" ou Yahowah Yahwoh com queda clássico da vogal inicial (por causa do sotaque), que se tornou a primeira sílaba Ya- Ye-. Agora, se esta mudança é bem demonstrado no caso de muitos nomes (embora a influência da língua aramaica da um judeu pode 'explicar essa mudança tão bem), não há qualquer vestígio deste fenómeno no caso do nome divino. Por exemplo, os nomes modernos Zekaryah, Nethanyah, Sedom, etc., teve que ser pronunciado Zakaryah, Nathanyah, Saduma, etc.in "tempos antigos", porque a Septuaginta retidos formas anteriores com a vogal inicial (Zakaria, Nathania, Sodom, etc .). Valorizar 'deste modo numerosos traços deste processo que ocorreu no 3 ° aC. Se acordo com a hipótese dos lingüistas mencionados anteriormente, os nomes teoforici ainda foram pronunciadas Yaho- (em hebraico) no início do 3 ° século aC, os tradutores da LXX teria que manter esses nomes em Iaô-. Agora de milhares de teoforici nomes na Bíblia grega (ou judeus), ele não encontrar uma única esquerda Iaô- ou mesmo em Ia-. As leis de linguagem não explicam por que a Septuaginta não acompanhar este termo Iaô-, que ele certamente deve ser muito popular, se o nome tinha sido Yahwoh.
Também ofereceu uma segunda explicação: houve uma transformação do nome Iaô por razões teológicas (ou seja, a protecção do Nome de Deus). Esta segunda declaração, que se baseia na constatação verdade, também é refutada. Se de fato o Tetragrammaton foi pronunciado Yahwoh (a forma èassurda Yahowah, porque isso significa em hebraico "Yah [é] Howah", que significa 'catástrofe'), o nome completo (que é em si surpreendente) seria integrado no início do nomes teoforici, e todos esses nomes em Yaho- se tornaria I- (formas conhecidas na LXX, exceto raras exceções como o IE-zikar, Ié-zébouth [2 K 00:21]; IE-soué [1Ch 07:27]; -iarib [1Cr 24: 7]). Esta transformação é ilógico, porque quando a final em -yahû, notamos que a escolha final foram modificados foi dividido entre -ia e -iou; agora transformação Iaô- I- seria unânime (coisa em si difícil de acreditar, porque mesmo quando os copistas cristãos mudaram o nome divino pelo título "Senhor" Alguns preferiram o título de "Deus") e não concordar com a escolha anterior -ia como o fim do teoforici nomes (esta escolha teológica de Ia- foi o mais 'lógico, porque ele manteve a forma abreviada (Yah) do nome divino). Não só a vocalização desses nomes é muito hipotético, mas também o seu significado, o de suas etimologias, reflete mais 'estreitamente as convicções dos especialistas modernos, mais' evidência tangível. Isto é certamente verdadeiro, apesar das justificativas filosóficas avançados em alguns casos.
A 'explicação razoável é tão' a ​​maioria considera que o resultado termo grego IO- simplesmente de uma forma hebraica Y (eh) o-.

4) O que exatamente significa "ler o nome de acordo com suas letras"?
Para combater influências Maimonides cabalísticos, estudioso do Talmude judeu e famosos, eu trabalho 'uma redefinição completa do judaísmo. O pivô de seu argumento era o nome de Deus, o Tetragrammaton, o que foi explicado em seu livro Guia para os Perplexos , escrito em 1190, quando ele exibiu o seguinte argumento poderoso; Maimonides conhecidos 'que os filósofos Deus da BDO requer qualquer culto, porque é impossível estabelecer uma relação com um Deus sem nome (Elohim), em seguida, argumentam' que o Tetragrama YHWH é o nome pessoal de Deus, ou seja, o nome ler distintamente (Shem Hamephorash), que é diferente de todos os outros nomes como: Adonay, Shadday, Elohim (estes são simplesmente títulos divinos com uma etimologia) e outros, porque Tetragrammaton não tem etimologia. Tuttaiva Maimonides sabia o problema da pronúncia, porque a tradição judaica declarou que tinha sido perdido. Por outro lado, ele também sabia que alguns judeus acreditavam na influência mágica das letras ou uma pronúncia precisa dos nomes divinos, mas eu informar 'o leitor sobre estas práticas que definem invenções e coisas loucas. O mais 'aspecto notável desta afirmação reside na forma como eu razão' para evitar controvérsias sobre um tópico tão 'delicado. Ele afirmou 'Na verdade, foi única verdadeira adoração que tinha sido perdido, e não o autêntico pronúncia do Tetragrama, porque era sempre possível de acordo com suas cartas . Em apoio a esta idéia básica (que é a verdadeira adoração é mais 'importante do que a pronúncia), ele e cito' Sota 38a para provar que este nome é a essência de Deus, e essa é a razão para não abusar dela, então eu cito ' Zc 14: 9 para mostrar a singularidade deste nome, e também os números 6: 23-27 mostra que os padres foram obrigados a abençoe através deste nome único.
Então, para mostrar que a pronúncia do nome não é criado problemas no passado, e que continha nenhum aspecto mágico, cito 'na 71a Kiddouchin princípio, para dizer que este nome foi transmitida pelos rabinos para seus filhos. Ainda de acordo Yoma 39b esta decisão foi amplamente utilizado antes de o padre Simão o Justo, o que mostra a inconsistência de conceitos mágicos, porque naqueles dias em que o nome foi usado não tinha aspecto sobrenatural, além do espiritual. Maimonides insistiu que o que era necessário redescobrir a espiritualidade estava ligado a este nome, e não a pronúncia exata. Para demonstrar este conceito muito importante para compreender o significado e não o som transmitido com este nome, cito 'um exemplo relevante. Certamente em Êxodo 6: 3 o texto indica que antes de Moisés, o nome não era conhecido; isto é, o significado exato do nome, e não a pronúncia, porque quem poderia razoavelmente acreditar que uma boa decisão é de repente era capaz de incitar Israel à ação, a menos que você suponha ação magia deste nome, que é incompatível com a continuação dos eventos? Para concluir esta demonstração cito Êxodo 3:14 para mostrar que a expressão Maimonides Ehyeh Asher Ehyeh que podem 'ser bem traduzido como "eu serei' o que 'eu vou'", é essencialmente um ensinamento espiritual. Desde o Tetragrammaton não tinha etimologia (idioma), esta conexão com o verbo "ser (haya)" expressou raciocínio principalmente "etimológica", ou seja, um ensinamento sobre Deus, o que pode 'ser definido como "o Ser que está acontecendo "ou" o ser necessário. "
É interessante notar que Judah Hallevi, outro estudioso judeu, presentes 'praticamente os mesmos argumentos em seu livro A Kuzari publicado alguns anos antes, em 1140. Ele escreveu que a principal diferença entre o Deus de Abraão, o Deus de Aristoteke foi Tetragramaton (Kuzari IV: 16). Ele provou 'muito que este nome era o Deus pessoal (ibid IV: 1) e que significava 'ele vai estar com você.' Para provar ainda que era o significado deste nome que era importante e não a sua pronúncia, ele citar 'Exodus 5: 2, onde Faraó exigiu saber seu nome: não sua decisão, que ele usou, mas sim' as autoridades de este nome (ibid IV: 15). Ele provou 'Finalmente as letras do Tetragrammaton tem a notável propriedade de serem matres lectionis , ou seja, as vogais são associados a outros consoantes, como o espírito está associada com o corpo e torna-lo viver (ibid IV: 3).
Estas duas versões para que eles fornecidos convergente estudiosos que representou um ponto de viragem na história do nome. No entanto, a expressão "pronunciado de acordo com suas cartas" como um lembrete 'Maimonides (vogais como Judah explica Hallevi) é estritamente preciso apenas na língua hebraica. Joaquim de Fiore fez uma transliteração grega do Tetragrammaton (IEUE) em sua obra intitulada Expositio em Apocalypsim que completa 'no ano de 1195. Ele também usou' a expressão 'nomen Adonay IEUE Tetragrammatonaton" em seu outro livro intitulado Liber Figurarum . Joachim de 'três outros nomes: IE, IV, V, que eu associo' Fiore fornos para o Pai, do Filho e do Espírito Santo!
A vocalização do 'Tetragrammaton (IEUE) ligado ao nome de Jesus' (UE) ia ser melhorada pelo Papa Inocêncio III escreveu em um de seus sermões por volta de 1200. Ele observou' que as letras hebraicas do Tetragrammaton IOTH, Eth, Vau ( ou seja, Y, H, W) foram usadas como vogais, e, em seguida, o nome IESUS tinha exactamente os mesmos vogais I, e e U do nome divina. Como Joaquim de Fiore, ele decomposto o IEUE nome divino no IE-EU-UE, o que lhe permitiu 'supor que o nome IE-SUS contém o nome de Deus IE. Eu apresento 'também um paralelo entre o nome escrito IEVE mas pronunciado Adonai eo nome IHS escrito mas pronunciado IESUS. A ligação destas duas palavras desempenham um papel crucial na vocalização do processo de Tetragrammaton.
Nos anos seguintes, o conhecimento de progredi hebraica 'fortemente, incluindo em particular o papel de matres lectionis . Por exemplo, o famoso estudioso Roger Bacon (1220-1292) escreveu em sua gramática do hebraico e hebraico há seis vogais (aleph, ele, vav, heth, iod, ain) que abordam o uso de vogais massoréticos pontilhadas. O francês estudioso Fabre d'Olivet explicar 'que também estava em seu hebraico gramática a seguinte equivalência: aleph = A, ele = é, heth = E, O waw = / u, yod = î, Ain = wo. Ele afirmou', em sua obra La Langue hébraïque restituée (O ebraice linguagem retornou), publicado em 1823, que a melhor pronúncia do nome divinosecondo suas cartas era Ihôah / Iôhah / Jhôah. Para mais 'quando eu começo' para traduzir a Bíblia (Gênesis, capítulos I a X), ele usou 'IHÔAH sistematicamente o nome em sua tradução. Antoine Fabre d'Olivet, famosa poliglota, sabia muitas línguas orientais, algo que a inclinar-se porta para a escolha filológica (em vez de teológica) significando que ele se recusou 'para misturar o som com a Sendo da palavra. Além disso Judah Hallevi já tinha clarificado no seu trabalho que o iode (Y) serviram como uma vogal I, o waw (W) por O, e que h (H) e alef ( ') serviu como A. De acordo com estas instruções rudimentares, você podia ler aproximadamente o nome YHWH "de acordo com suas cartas", como IHOA (porque a letra H nunca é usado como uma voz no meio de palavras;. caso excepcional que você preferir usar a letra Aleph) Por exemplo, o nome YH é pronunciado de acordo com suas letras IA em hebraico, em latim IH e IE em grego.
Giuseppe Flavio (37-100), que conhecia muito bem o sacerdócio deste tempo, claro 'que quando os romanos atacaram o templo dos judeus invocaram o nome sinistro de Deus, mas anotou sua recusa em transmiti-lo para o leitor. No entanto deu a informação fundamental para redescobrir a decisão que ele queria manter escondido. Você pode 'ler fato na obra A Guerra dos Judeus a seguinte declaração: "O sumo sacerdote tinha a cabeça decorada com uma tiara de linho fino bordado com uma borda púrpura, e rodeado por uma outra coroa em ouro que trouxe as letras sagradas em relevo , que são quatro voz ". Esta é uma excelente descrição; para mais 'uma completa feita em Êxodo 28: 36-39. No entanto, como sabemos não há vogais em hebraico, apenas as consoantes. Infelizmente, em vez de explicar essa estranheza aparente, alguns comentaristas (afetada pela forma Yahweh) enganar os leitores de Giuseppe Flavio afirmando em nota de rodapé que esta leitura era IAUE. Agora, é evidente que as "letras sagradas" a que se refere o Tetragrama escrito em linguagem paleo-hebraico, e não em grego. Para mais 'em Hebrew estas consoantes Y, W, H, são precisamente utilizado como vogais; são mais 'chama matres lectionis 'mães de leitura.' Os escritos de Qumrân têm mostrado que a vogal Y no primeiro século servido apenas para indicar os sons I e E, W apenas necessário para Ô L e sons, enquanto que uma palavra H necessário para que o som A. Estes equivalências pode ser Se você verificar em milhares de palavras. Para mais 'H foi utilizada como uma voz apenas na palavra palavra, e nunca no interior (mas entre vogais' H é pronunciado como um E luz). Cosi 'para ler o nome YHWH como quatro força vocal que você leia IHÔA ie IEÔA.
A segunda testemunha em relação a este período na pronúncia é o próprio Talmud, porque o Tetragrammaton é chamado de "Shem Hamephorash", que significa "o nome ler distintamente" ou "ler o nome de acordo com suas cartas." Apesar do fato de que alguns cabalistas afirmou que a palavra "mephorash" significa "escondido" é fácil de verificar o significado correto da palavra na própria Bíblia (Neemias 8: 8; Esdras 4:18). Além do Talmude (Sanedrim 101a 10: 1) proíbe o uso do nome divina para fins mágicas, e Rabi Abba Shaul (130-160?) Adiciona não usar cotações bíblicos contendo o Tetragramaton para fins de exorcismo, e pronúncia Tetragrammaton de acordo com suas cartas, como previsto alertando que aqueles que transgridem este comando comprometeria sua participação no novo mundo. A frase "pronunciar o nome de acordo com as suas cartas" significa pronunciando o nome como está escrito, ou de acordo com o som de suas cartas, que não seja a soletrar um nome de acordo com suas cartas. No entanto, houve autorização pronunciar o YHWH nome de acordo com as cartas (porque o próprio fez Talmude), nomeadamente em Hebrew Yod, He, Vav, ele (ou Y, H, W, H em Italiana); por outro lado, era proibido pronunciá-lo de acordo com as mesmas letras.
Em hebraico, a maioria de seus nomes soletrados por inteiro, pode 'ser lido de acordo com suas cartas. No primeiro século, as pessoas utilizaram o equivalência Y = I, W = L, e H = A, no final de uma palavra. Também houve alternância consoante-vogal ao ler esses nomes, exceto em casos de sons guturais ou o H na final, foi vocalizado para . Quando um nome na vogais, consoantes são vocalizadas não é indicada com um . Este estilo de leitura é de costume em hebraico, por exemplo, no caso de algum nome famoso ou no caso de alguns nomes com grafia semelhante à do Tetragrammaton.
leia Nome
segundo
sua
consoantes
sua
letras
o
setenta
o
massoretas
1Cr 3: 5
Yrw lym
Iru alim
Ierousalem
Yeru alayim
Gen 29:35
Yhwdh
Ihuda
Iouda
Yehudah
Gen 25:19
'brhm
'Abaraham
Abraham
'Abraham
Gen 25:19
Y s q
Os s em aq
Isaak
Yi s aq
Levítico 26:42
Y'qwb
I'aqub
Iakob
Ya'aqôb
2 Ch 27: 1
Yrw h
Iru em
Iérousa
Yeru ah
Gen 46:17
wh
ua
Iésoua
Yi wah
1Cr 02:38
Yhw '
Ihu '
Ièou
Yehu '
Genesis 3:14
Yhwh
Ihua
(Kurios)
(Adonay)
É fácil ver na tabela acima, a excelente concordância entre a leitura desses nomes de acordo com a Septuaginta e lê-los por suas letras (em hebraico). O processo de leitura de acordo com suas letras é, em princípio, muito rudimentar, porque contém apenas três sons I (Y), U (W) e A, enquanto o hebraico possui sete (i, é, [e] , é, uma, o, u). Negligenciar este defeito intrínseco, este método de leitura proporciona bons resultados globais.
Uma terceira testemunha, sempre relativa a este período, vem de pessoas que tiveram acesso ao sacerdócio, que os tradutores da Septuaginta. Esta versão já tinha fixado a vocalização de seus nomes pouco antes de ela entrou em uso no hábito de não proferir mais 'nome de fora do Templo. Agora você pode perceber que todos os nomes teoforici início em YHW- () na Bíblia hebraica foram vocalizado I- (a) nos anos setenta e sempre Ia-. Portanto, o nome divino, que é o nome teóforo por excelência (ou seja YHW-H), a concordar com todos os outros teoforici nomes deve ser vocalizado, I-em grego ou, se você quiser recuperar o H silenciosa (não ele existe em grego): IHÔA. Alguns autores, como Severino de Antioquia (465-538), usou a forma IOA ( Iwa ) em uma série de comentários sobre o oitavo capítulo do Evangelho de João, deixando claro que era o nome divino em hebraico. Outro livro (Em louvor de João Batista 129: 30) também fez alusão ao nome do IOA escrito em grego iota, omega, alfa . Em codex Coilinianus datada de 6 ° século, irá explicar muitos nomes teoforici com a palavra grega aoratos que significa "invisível" ( aoraotoV está localizado na LXX em Gênesis 1: 2) e é acessado IOA. As palavras aoratos ou arretos ( arrhtoV que significa "indizível") são equivalentes à palavra latina "inefável".
Paul Drach, um rabino que se converteu ao catolicismo, eu explico 'em seu livro De l'Harmonie Entre l'Église et la sinagoga (Harmonia entre igreja e sinagoga), publicado em 1842, era lógico que a decisão Yehova, que estava de acordo com o inicial de todas as teoforici nomes, era a pronúncia autêntica, ao contrário da forma de origem Senhor samaritano. Ele monstro 'leveza de críticas contra a forma Yehova como acusação de ser um erro de leitura atribuída a Galatino. Cito 'Raymond Martin e Porchettus de Salvaticis para contestar a acusação. Em seguida, 'técnica de transformação delirante de vogais monstro a, o, para a palavra Adonay em e, o, a , porque esta regra gramatical hipotética (contra a natureza do qere / ketib) já não era mais' válida na queda da palavra Elohim que mantém suas três vogais é, ou, i não há necessidade de alterá-las e, ou, i . Apesar do apoio que tinha no Vaticano, no momento, essas explicações não ter um grande efeito.
Além disso, essa vocalização sempre foi considerado como o 'correto maioria pelos próprios judeus. Por exemplo, na primeira tradução hebraica em francês (duração 1836-1852) o tradutor judeu Samuel Cahen usar 'o nome Iehovah sistematicamente. Ele defendeu a sua selecção por referência às idéias do famoso gramático alemão W. Gesenius. O judeu Professor JH Levy explicar 'por que ele preferiu a forma Y'howah, em vez do Senhor, em sua ariticolo publicado em 1903 no The Jewish Quarterly Review . Hoje você pode ler o livro para os judeus, o prefácio do francês Rabino Chefe Joseph Sitruk, que o nome Ye.ho.va (Jeová), escrito com letras hebraicas Yod, Vav Ele, Ele, é considerado o nome Deus verdadeiro.
O problema de saber qual vogais estavam presentes com as quatro consoantes do nome divino é um absurdo porque as vogais massoréticos, que são os pontos de vogal, apareceu depois do ano 500 da nossa era. Antes dessa época eram a única voz Madres lectionis . Também vogais e, ou, não desempenhou qualquer papel na descoberta da verdadeira pronúncia entre cristãos professores judeus. Por outro lado, a fim de justificar a sua pronúncia do nome "de acordo com suas cartas", ele citou o livro de Maimonides' Guia para os Perplexos com muita frequência. Além disso, antes de 1100, os pontos de vogal usados com o Tetragrammaton não tinha, também, mas dentro e, para isso é a voz da palavra aramaica Shema ', que significa 'O Nome'.

5) A 'evidência arqueológica mais antiga é a favor da decisão de Jeová
Uma breve transcrição datando da época de Amenófis III (-1.391 -1.353) foi encontrada em Soleb.
Este script é fácil de decifrar. Mas você pode 'escrever esta frase escrita em hieróglifos com: "t3 3-sw-w YH-w3-w". Esta expressão é vocalizada de uma maneira convencional com "ta 'yehua'w sha'suw", que podem' ser traduzido como "terra de beduínos aqueles de Yehua '".

Essas entradas contêm uma série de palavras para permitir uma comparação. Além disso, esses beduínos Shasu normalmente significa para os egípcios um tipo de beduínos que vivem com a sua riqueza (pacotes), na região do Sinai do Norte. Alguns especialistas preferem identificar Yehua com um nome estranho lugar. No entanto, esta distinção é impossível de provar, como no caso de nomes de lugares bíblicos, tais como: "terra de Judá" (Dt 34: 2); "A terra de Ramsés" (Gênesis 47:11); ou com a lista de nomes de lugares egípcias de Tutmés III "[terra de] Jacob-El"; "[Terra] Josep-El".
No entanto, há um hábito muito ruim na vocalização do nome Yhw3 porque a totalidade de dicionários indica Yhw 'ilegível, ou Javé, que não está de acordo com a vocalização convencional, mas nunca Yehua'. Alguns especialistas argumentam Rigardo ao pouco conhecimento da voz das palavras egípcias, a coisa real. No entanto, para palavras estrangeiras, como neste caso, os egípcios usavam uma espécie de alfabeto padrão com matres lectionis, ou seja, usando semi-consoantes como elas foram ditas. Desta forma obtém-se as equivalências: 3 = a, w = u, y = i, e esta é a razão precisa porque a leitura com o método convencional proporciona resultados aceitáveis. Por exemplo, na estela Merneptah de 13 ° século antes de nossa era, o nome Israel é transcrito em hieróglifos como Yÿsri3l, você pode ler: Yisrial (com sistemas convencionais), não resulta deve ser desprezado. No entanto, alguns especialistas que rejeitam o sistema clássico, leia este nome Yasarial devido à sua antiguidade. No entanto cerca de um milênio antes, em Ebla, você pode 'ler o nome do trilho, que condraddice a versão Yasarial. Cosi 'com o conhecimento atual, o sistema convencional de leitura hieróglifos constitui a melhor alternativa, e com este método o nome (ou nome de um lugar) Yhw3 é 'tecnicamente cama' Yehua'.
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